terça-feira, 12 de abril de 2011

COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ

Histórico


  
    O Colégio da Polícia Militar do paraná, criado pelo Decreto nº 24826, de 07 de agosto de 1959, o Colégio da Polícia Militar, está subordinado à Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Paraná. De início foi denominado "Ginásio do Centro de Formação da PMPR" e em 1960 foi seu primeiro ano letivo.
    Foi criado para atender somente aos policiais militares e seus dependentes, sofreu adaptações e passou a atender também a comunidade civil.   Em 30 de dezembro de 1966, foi elevado à categoria de Colégio, através do Decreto Governamental nº 3549.
    Mudou-se para Rua Almirante Gonçalves, 1423, no Rebouças em 08 de julho de 1970. Em 1971 já com suas obras concluídas, recebeu o nome de Colégio da Polícia Militar, efeito do Decreto nº 686 de 17 de outubro de 1970, e neste ano abriu vagas também para meninas. Somente em 1977, é que passou a funcionar como escola de 1º  e 2º Graus.    
    Desde 04 de agosto de 1981, por obra do Decreto nº 3992, o Colégio da Polícia Militar passou a denominar-se "Cel PM Felippe de Sousa Miranda" em justa homenagem ao seu primeiro comandante.
    Em 12 de fevereiro de 2007, um sonho foi realizado, mudou-se da Rua Almirante Gonçalves, para sede própria, Rua José Ferreira Pinheiro, 349, Portão.  
    O Colégio da Polícia Militar tem a finalidade de ministrar o Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série e Ensino Médio, observada a legislação e as normas vigentes.
    Esta abertura criou a oportunidade do jovem cidadão conhecer a filosofia militar. 
    Com isto o CPM passou a desempenhar um papel importante na Corporação Polícia Militar, pois muitos dos jovens que aqui estudam ingressam na carreira Policial Militar ou Bombeiro Militar, e já levam para a profissão os ensinamentos da filosofia militar,  bem como o carinho adquirido nos bancos escolares do CPM.
    Com sua filosofia militar o CPM, graças a Secretaria de Educação e Secretaria de Segurança Pública, através da Polícia Militar, com a boa qualidade de seus funcionários e professores, tem conseguido oferecer a seus alunos condições necessárias para um ótimo aprendizado. 
    Oferece uma biblioteca com mais de 13000 títulos, além de enciclopédias em CD-ROM, 2 laboratórios de informática com tecnologia de ponta, aulas extracurriculares de ginástica e musculação, aprendizado musical através de banda e coral e participação efetiva em solenidades cívicas e militares, que proporcionam o desenvolvimento do amor à pátria.      O CPM está comprometido com a comunidade militar e civil.  
    E toda a sua estrutura e componentes buscam aperfeiçoar-se cada vez mais, sempre buscando auxiliar os alunos a tornarem-se cidadãos  plenos e capazes de conduzir o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário